13 de out. de 2020

Candidato a prefeito de Serra Talhada é condenado a pagar multa de R$ 50 mil por divulgar fake news contra adversária

 Victor Oliveira (PL), candidato a prefeito de Serra Talhada, foi condenado ao pagamento de multa no valor de R$ 50 mil pela divulgação de fake news sobre a também candidata Socorro de Carlos Evandro. Segundo a assessoria de comunicação desta, Victor recebeu comunicado sobre a decisão na tarde desse domingo, 11.


Através do seu site oficial de campanha, o candidato do PL divulgou arquivos que supostamente seriam “documentos comprobatórios dos processos envolvendo agentes políticos em Serra Talhada”. Um dos documentos se referia a Socorro com o título “ações de improbidade administrativa respondidas por Socorro de Carlos Evandro”.

A coligação “Serra Talhada Pode Mais” entrou com uma representação na Justiça Eleitoral e o juiz Marcus César Sarmento Gadelha entendeu que “o conteúdo veiculado é nitidamente uma fake news, pois tenta omitir fatos e maquiar uma inverdade”. Para o magistrado, houve a divulgação de fatos inverídicos com a clara intenção de atingir a imagem da candidata. Ele deu prazo de 24 horas para retirada da fake news da internet.